quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Contra a Intolerância Religiosa

Nesta terça-feira, dia 04 de novembro de 2008, aconteceu na cidade do Recife a II Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana em Pernambuco, com o objetivo de tentar dar um fim a intolerância religiosa.
A Caminhada saiu do Marco Zero do Recife em direção a praça do Carmo. Participaram deste evento integrantes dos terreiros do Recife e região Metropolitana. A principal reivindicação dos adeptos é o reconhecimento das suas crenças como religião, e quebrar os julgamentos demoníacos que lhe foram atribuídos.
É difícil entender como em um país como o nosso, nos dias de hoje, ainda exista esse tipo de julgamento e preconceito, uma situação em que cidadãos brasileiros não possuem certa liberdade de expressar e cultuar sua fé, parece que ainda há resquícios na mente da sociedade da época da ditadura, quando acontecia no país as violentas repressões religiosas.
Apesar de ainda existir esse tipo situação perante os adeptos das religiões afro, atualmente pode-se verificar uma diminuição da intolerância, passando a ganhar mais espaço de expressão, seja ela cultural ou religiosa, na sociedade. Mas ainda há muito a ser feito para que as crenças negras no Brasil deixem de serem vistas como uma religião do diabo, e seus praticantes como satanistas, isso é discurso altamente preconceituoso, resultado de uma construção ideológica feita desde o início da construção do nosso país, e talvez, bem antes mesmo, nos primórdios das relações entre europeus e africanos.

Nenhum comentário: