quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lei Torna Obrigatório o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos Currículos Escolares?


Desde o ínicio do governo Lula, em 2003, a Lei 10.639 incluía nos currículos escolares a temática afro-brasileira. Mas, neste ano de 2008, essa lei passou realmene a se tornar uma OBRIGATORIEDADE.

Esta nova ação do governo federal também deixa uma grande incógnita. Como poderá ser aplicada nas escolas essa temática? será que temos professores qualificados para exercer essas ações? ou ainda, será que com todo o preconceito que ainda existe nesses país, alguns profissionais da educação, por questões de ideologias pessoais, não se relutarão a aplicar as novas medidas, mesmo esta sendo lei?

A nova lei também trouxe consigo um outro fator ao mesmo tempo afirmante e agravante. Pois, para que se desse a devida atenção para uma das culturas que formam a base étnica e cultural do Brasil, foi necessário a intervenção do Estado impondo à população o reconhecimento das contribuições negras para a formação da nossa sociedade. Isso é agravante pois mostra como a história e a cultura africana ainda são renegadas, mesmo sendo tão forte e presente no país.

Diante dessas interrogações, presenciamos que ainda precisa ser feita muita coisa para que esta lei seja fielmente aplicada nas instituições de ensino no Brasil, pois muitos tabus ainda precisam ser quebrados.

5 comentários:

Endrielle disse...

Parabéns...

Endrielle disse...

Gostaria de parabenizá-lo por sua abordagem, sou de acordo com tudo que voçê escreveu
principalmente "quando você cita na calamidade do ensino".Meus parabéns e continue assim!!!
beijos.

Unknown disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ, A LEI É APENAS O 1ºPASSO, QUE PODEMOS DIZER QUE FOI MEIO SEM EQUILIBRIO, MAIS FOI DADO E CABE AOS DEFENSORES DA LEI LUTAR POR NOVOS PASSOS. PARABÉNS MEU PARCEIRO E AMIGO!

Unknown disse...

ww

[tabita] disse...

Meu caro,
Você tem toda a razão em suas observações. O fato de precisarmos de uma lei federal para intervir em nosso ensino oficial e determinar a obrigatoriedade dos conteúdos ligados à africanidade só provam o quanto ainda somos um país eurocêntrico, colonizado em todos os aspectos, com uma escola que reproduz tudo isso e desconhece sua própria história. Refletirmos sobre essa realidade é parte importante do processo de transformá-la. Abraços!