quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lei Torna Obrigatório o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira nos Currículos Escolares?


Desde o ínicio do governo Lula, em 2003, a Lei 10.639 incluía nos currículos escolares a temática afro-brasileira. Mas, neste ano de 2008, essa lei passou realmene a se tornar uma OBRIGATORIEDADE.

Esta nova ação do governo federal também deixa uma grande incógnita. Como poderá ser aplicada nas escolas essa temática? será que temos professores qualificados para exercer essas ações? ou ainda, será que com todo o preconceito que ainda existe nesses país, alguns profissionais da educação, por questões de ideologias pessoais, não se relutarão a aplicar as novas medidas, mesmo esta sendo lei?

A nova lei também trouxe consigo um outro fator ao mesmo tempo afirmante e agravante. Pois, para que se desse a devida atenção para uma das culturas que formam a base étnica e cultural do Brasil, foi necessário a intervenção do Estado impondo à população o reconhecimento das contribuições negras para a formação da nossa sociedade. Isso é agravante pois mostra como a história e a cultura africana ainda são renegadas, mesmo sendo tão forte e presente no país.

Diante dessas interrogações, presenciamos que ainda precisa ser feita muita coisa para que esta lei seja fielmente aplicada nas instituições de ensino no Brasil, pois muitos tabus ainda precisam ser quebrados.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Sejam Bem Vindos!!!

Olá amigos, sejam bem-vindos!!

Diante do acelerado processo de criação e evolução virtual, nos vemos impulsionados a acompanhar essas novas tecnologias. Se antes tínhamos o papel e a caneta, as cartas e o telefone (o que não quer dizer que não os usemos mais), hoje temos os teclados ópticos, os monitores LCD, os e-mails e os celulares.

Pois é, já que temos diversos novos recursos tecnológicos disponiveis, porque não usá-los para aprimorar nossos conhecimentos e efetuar novas interações comunicativas com algum objetivo específico que não seja os informais, como os bate-papos e o msn, no qual necessariamente não se tem nenhum compromisso com a construção de algum saber específico e em discuti-lo seriamente com a comunidade virtual?

Esse é o objetivo deste blog, abordando a questão da africanidade no Brasil em todos os seus aspectos culturais, buscaremos fazer análises e discussões sobre o tema com o intuito de perceber o outro lado da história dos negros no Brasil, tomando consciência de que a cultura negra esta presente na sociedade brasileira mais do que imaginamos, bem como, também, desconstruir inúmeros pré-conceitos existentes em relação a essa temática. O espaço é nosso fiquem a vontade para opinar, expressar suas idéias e opiniões.
Grande Abraço.